Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
DF TRANSPORTES

NOTÍCIAS

21/04/2014
TIPOS DE VEICULOS

Tipos de caminh√Ķes (tamanhos e capacidades)

O CONTRAN (Conselho Nacional de Tr√Ęnsito) limita o peso m√°ximo por eixo que pode ser carregado pelos ve√≠culos. Este limite deve-se ao fato que quanto maior a for√ßa que os pneus aplicam sobre a camada de asfalto, maior ser√° a degrada√ß√£o deste asfalto. Assim, os caminh√Ķes podem levar muito peso, desde que ele esteja distribu√≠do por v√°rios eixos (maior n√ļmero de rodas para distribuir o peso da carga).

Confira os tipos de caminh√Ķes e algumas especifica√ß√Ķes:

VUC - ve√≠culo urbano de cargaVe√≠culo Urbano de Carga (VUC): O VUC √© o caminh√£o de menor porte, mais apropriado para √°reas urbanas. Esta caracter√≠stica de ve√≠culo deve respeitar as seguintes caracter√≠sticas: largura m√°xima de 2,2 metros; comprimento m√°ximo de 6,3 metros e limite de emiss√£o de poluentes.  A capacidade do VUC √© de 3 toneladas.

caminh√£o tocoToco ou caminh√£o semi-pesado: caminh√£o que tem eixo simples na carroceria, ou seja,  um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade √© de at√© 6 toneladas, tem peso bruto m√°ximo de 16 toneladas e comprimento m√°ximo de 14 metros.

caminhão truckTruck ou caminhão pesado: caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é também de 14 metros, como no caminhão toco.

Carretas: s√£o uma categoria em que uma parte possui a for√ßa motriz (motor), rodas de tra√ß√£o e a cabine do motorista e a outra parte recebe a carga. A parte motriz recebe o nome de cavalo mec√Ęnico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de m√≥dulos de carga, chamados de semi-reboque. Veja abaixo alguns modelos:

 

caminh√£o cavalo mec√ĘnicoCavalo Mec√Ęnico ou caminh√£o extra-pesado: √© o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tra√ß√£o do caminh√£o com eixo simples (apenas 2 rodas de tra√ß√£o). Pode-ser engatado em v√°rios tipos de carretas e semi-reboques, para o transporte.

caminh√£o cavalo mec√Ęnico trucadoCavalo Mec√Ęnico Trucado ou LS: tem o mesmo conceito do cavalo mec√Ęnico, mas com o diferencial de ter eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Assim o peso da carga do semi-reboque distribui-se por mais rodas, e a press√£o exercida por cada uma no ch√£o √© menor.

caminh√£o carreta 2 eixosCarreta 2 eixos: utiliza um cavalo mec√Ęnico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui peso bruto m√°ximo de 33 toneladas e comprimento m√°ximo de 18,15 metros.

caminh√£o carreta 3 eixosCarreta 3 eixos: utiliza um cavalo mec√Ęnico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 eixos. Possui peso bruto m√°ximo de 41,5 toneladas e comprimento m√°ximo de 18,15 metros.

caminh√£o carreta cavalo trucadoCarreta cavalo trucado: utiliza um cavalo mec√Ęnico trucado e um semi-reboque tamb√©m com 3 eixos. Possui peso bruto m√°ximo de 45 toneladas e comprimento m√°ximo tamb√©m de 18,15 metros.

caminh√£o bitremBitrem ou treminh√£o: √© uma combina√ß√£o de ve√≠culos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas. Os semi-reboques dessa combina√ß√£o podem ser tracionados por um cavalo-mec√Ęnico trucado.

Rodotrem: √© uma combina√ß√£o de ve√≠culos de carga (dois semi-reboques) composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combina√ß√£o s√£o interligados por um ve√≠culo intermedi√°rio denominado Dolly. Essa combina√ß√£o s√≥ pode ser tracionada por um cavalo-mec√Ęnico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autoriza√ß√£o Especial de Tr√Ęnsito (AET).

O bitrem √© um conjunto que possui duas articula√ß√Ķes (quinta-roda do caminh√£o e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem √© um conjunto que possui tr√™s articula√ß√Ķes (quinta-roda do caminh√£o, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly).

 

 

 

Outras notícias
31/08/2018 - Ministro Fux afirma que decidirá o piso mínimo do frete em plenário
12/07/2018 - Piso Minimo do Frete
14/06/2018 - Valor da Hora Parada é Reajustado
14/06/2018 - NOTA ANTT
14/06/2018 - Portaria 760/18 regulamenta fiscalização do Procon em postos de combustível
04/06/2018 - TABELA de FRETES MINIMOS
12/01/2018 - Novas regras para a amarração de cargas já estão em vigor
12/01/2018 - TAGS adiados por tempo indeterminado
12/01/2018 - Pesquisa CNT de Rodovias
21/12/2017 - CNT e CNTA selam acordo
22/11/2017 - DNIT publica nova resolu√ß√£o para Autoriza√ß√£o Especial de Tr√Ęnsito
22/11/2017 - Movimentação de cargas apresenta crescimento em 2017
22/11/2017 - O que tara, lotação, PBT/PBTC e CMT
20/11/2017 - RNTRC
20/11/2017 - TAG Dispositivo de Identifica√ß√£o Eletr√īnica
28/06/2017 - Cai n√ļmero de transportadoras e de caminhoneiros aut√īnomos no pa√≠s
27/06/2017 - Evento discute participação da sociedade na ANTT
27/06/2017 - Deputados definem frete mínimo para o transporte rodoviário
02/06/2017 - PRAZO PARA RECADASTRAMENTO
06/10/2016 - Cuidados para evitar o roubo de cargas
06/10/2016 - Projeto obriga uni√£o a pagar exame toxicologico de motoristas
11/05/2016 - Nova lei modifica C√≥digo de Tr√Ęnsito e aumenta valores de multas
11/05/2016 - Juízes divergem sobre listas de restrição ao caminhoneiro
11/05/2016 - CONTRAN PUBLICA RESOLU√á√ÉO N¬ļ 583 SOBRE EXAME TOXICOL√ďGICO
10/03/2016 - ANTT Divulga cronograma de recadastramento no RNTRC
10/03/2016 - ANTT publica orienta√ß√Ķes para o recadastramento
10/03/2016 - ANTT divulga cronograma para coloca√ß√£o de dispositivo de identifica√ß√£o eletronica em caminh√Ķes
08/03/2016 - BNDS libera refinanciamento para Medias e Grandes Transportadoras
08/03/2016 - A CNTA
03/03/2016 - NOTA CNTA SOBRE O EXAME TOXICOL√ďGICO
05/01/2016 - Produtos Perigosos
30/11/2015 - TST proíbe cadastro com restrição a motoristas
26/10/2015 - RECADASTRO RNTRC ANTT
01/10/2015 - CURSO CARGA INDIVIS√ćVEL
29/09/2015 - ANTT PUBLICA PLANILHA DE CUSTO DO FRETE
14/07/2015 - Chip nos caminh√Ķes a partir de Setembro 2015
14/06/2015 - Com aplicativos, caminhoneiros aut√īnomos dependem menos de intermedi√°rios e elevam renda
05/06/2015 - Conselho decide adiar para 2016 exame antidroga em caminhoneiros
07/04/2015 - Novas Leis Motoristas
29/01/2015 - Aumento de Impostos elevará preço da gasolina e do diesel
28/01/2015 - Finame só vai financiar 50% do valor do caminhão
27/01/2015 - DF Transportes - Torneio Ver√£o Indaial 2015
23/10/2014 - AUMENTO NOS VALORES DE MULTAS
09/10/2014 - PRORROGACAO DO RNTRC
24/07/2014 - DIA DO MOTORISTA
27/06/2014 - Toler√Ęncia Nos Eixos dos Caminh√Ķes
21/04/2014 - TIPOS DE VEICULOS
21/04/2014 - LEGISLA√á√ÉO TAC√ďGRAFO
21/04/2014 - LEGISLA√á√ÉO TAC√ďGRAFO
19/11/2013 - Estradas Mal Conservadas Elevam Custo de Logística
08/10/2013 - Transporte de Produtos Perigosos - MOPP
02/09/2013 - Tabela de Valores de Multas ANTT
26/08/2013 - Resumo da Lei 12.619/12 Lei do Descanso.
09/07/2013 - ANTT planeja estender exigência de emissão de CIOT às transportadoras de carga
09/07/2013 - CIOT - Código Identificador da Operação De Transporte
20/06/2013 - Empresas querem mudar lei que imp√Ķe descanso a caminhoneiros
20/06/2013 - Falta de recadastramento no RNTRC ser√° tratado como "RNTRC vencido"
12/06/2013 - LEI 12.619 (LEI DO DESCANSO)
00/00/0000 -

2013 | DF TRASNPORTES - Todos os direitos reservados

Daweb Desenvolvimento de Sites