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28/01/2015
Finame só vai financiar 50% do valor do caminhão

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta terça-feira (23) as novas regras para o Programa de Sustentação de Investimento (PSI), que vão vigorar em 2015. Elas são bem menos camaradas. Os juros subiram e não será mais possível financiar 100% do bem.

As grandes empresas que forem utilizar o Finame/PSI só poderão financiar 50% do valor do caminhão. Para elas, os juros passam de 6% para 10% ao ano. Já os pequenas e médias empresas poderão financiar até 70%, com juros de 9,5%. A taxa anterior também era de 6%. Por meio do Procaminhoneiro, os motoristas autônomos poderão financiar 70% do bem. Neste caso, a taxa sai de 6% para 9% ao ano.

Os prazos continuam o mesmo para todos: 120 meses.

Para o gerente comercial da Konrad (concessionária Ford) no Paraná, Fernando Xavier Mourão, o mercado vai retrair no ano que vem e as grandes empresas, com o limite de financiamento de 50%, tendem a parar de aumentar suas frotas. “Passarão a renovar, sempre colocando à venda um caminhão usado na hora de comprar o novo”, afirma.

Apesar disso, o gerente não se abala. “A gente tem de ver sempre o lado positivo”, afirma. Como positivo, ele vê a perspectiva de começar o ano já podendo realizar financiamentos pelo PSI. “No ano passado, o governo divulgou as regras no meio de janeiro e nós só pudemos começar a trabalhar 15 dias depois”, lembra. Para Mourão, o fim da possibilidade de se financiar 100% do valor do bem também tem seu lado positivo. “Facilita muito a aprovação do crédito.”

Sobre as novas taxas de juros, ele afirma que elas ainda são competitivas, mas que “todo mundo vai sentir saudades dos 6%” praticados até o mês passado.

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PSI terá juros de 6,5% a 11%

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A medida, segundo o BNDES, está em linha com o plano de ajuste fiscal do governo, ao mesmo tempo em que garante o estímulo ao investimento. Criado em meados de 2009, entre as medidas anticíclicas de enfrentamento da crise internacional, o PSI destina-se, principalmente, ao financiamento à aquisição de máquinas, equipamentos, ônibus, caminhões e projetos de inovação.

 

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Procaminhoneiro responde por 10% das vendas da Scania

Nos últimos 12 meses, 10% das vendas da Scania no Brasil foram para caminhoneiros autônomos. Isso representa cerca de dois mil caminhões. Segundo o gerente executivo de Vendas da montadora, Victor Carvalho, esses números poderiam ser maiores, “mas muitos caminhoneiros sequer sabem qual é a documentação necessária para viabilizar o crédito”.

Para Carvalho, o mais difícil é fazer a primeira aquisição. “Depois do primeiro caminhão comprado e pago, o caminhoneiro consegue financiar o próximo de maneira quase natural”, declara.

O executivo ressalta que o profissional, ao pensar em comprar o caminhão, deve avaliar quanto poderá ganhar a mais na sua atividade, e não achar que aquele bem representa apenas um bom patrimônio. “Muitos compram um caminhão pensando na formação do patrimônio. É a mentalidade ‘vou ter dois para pagar um’. Mas isso é perigoso. O foco deve ser no ganho da atividade, na rentabilidade do negócio.” Carvalho afirma que a Scania está preocupada não apenas em vender caminhão, mas em orientar o caminhoneiro quanto à melhor compra.

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Gerente de Marketing da Ford Caminhões, Pedro Aquino diz que o BNDES faz muitas exigências para a concessão do Procaminhoneiro. “Pedem muitas certidões negativas, que o motorista tem dificuldade de apresentar. Além disso, o tempo de análise e aprovação é muito maior que em outras linhas de crédito”, afirma.

Esse é um dos motivos pelos quais a Ford lançou recentemente um grupo especial de consórcio para os modelos F-4000 e F-350, com prazo de 100 meses. “Achamos que essa é uma modalidade ideal para o autônomo, a aprovação do crédito é bem mais fácil”, observa.

Para Antônio Parames, gerente comercial da Apta (concessionária MAN/Volkswagen em São Paulo), o Procaminhoneiro “não está saindo”. “O crédito está muito complicado até para pessoa jurídica no Finame PSI”, afirma. A Apta, de acordo com Parames, praticamente só tem vendido caminhão para autônomo por meio do Renovar – programa de renovação de frota do governo de São Paulo para os motoristas que atuam no Porto de Santos.

Clique aqui e leia reportagem completa da Carga Pesada sobre o Procaminhoneiro.

 

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PSI é prorrogado até o fim de 2015

Agência Brasil

 

Criado em 2009, o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) será prorrogado até o fim de 2015. O programa, que inclui o Finame PSI e o Procaminhoneiro, oferece linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra e a exportação de bens de capital – máquinas, equipamentos, caminhões e ônibus usados na produção – e investimentos em pesquisa e inovação.

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O PSI acabaria em 31 de dezembro. Neste ano, o orçamento do programa é de R$ 80 bilhões, dos quais R$ 65 bilhões com recursos do BNDES. Para 2015, o valor ainda não está definido, mas, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá ficar próximo ao volume disponível em 2014.

O PSI ganhará ainda uma modalidade, que financiará a modernização de fábricas. O subprograma oferecerá linhas de crédito para a compra e o leasing (arrendamento) de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional.

Segundo Mantega, a prorrogação do PSI havia sido pedida pelo Fórum Nacional da Indústria, que reúne empresários de 36 setores com a presidenta Dilma Rousseff desde maio. O grupo discute propostas para melhorar a competitividade da indústria brasileira.

Os juros para compra de caminhões são de 6% ao ano.

 

 

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